Bento 16 defende uso de caminha por garotos de programa
26-11-2010 15:16Preservativo pode ser usado em alguns casos, opina papa
Bento 16: camisinha só em certos casos
Perguntado se a Igreja Católica não se opõe ao uso da camisinha, Bento 16 disse que a instituição "não considera o método como solução real ou moral, mas neste ou naquele caso, pode haver a intenção de reduzir o risco de infecção, um primeiro passo de um caminho diferente, uma maneira mais humana de viver a sexualidade".
O papa dá exemplo da adesão à camisinha por parte de michês como "um primeiro passo rumo à moralização, apesar de que preservativos não são o caminho para lidar com o mau da infecção pelo HIV".
As entrevistas de Bento 16 deram origem a um livro, que ganhou o título de "Light of the World: The Pope, the Church and the Signs of the Times" ("Luz do Mundo - O papa, a Igreja e os Sinais dos Tempos", em tradução livre). A obra será lançada na Alemanha e na Itália nesta terça-feira, 23.
Repercussão
Nesta segunda-feira, 22, Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, elogiou o posicionamento de Bento 16 sobre a camisinha. "Eu saúdo esta posição. Pela primeira vez, o uso de preservativos em certas circunstâncias é admitida pelo Vaticano. É uma boa notícia e um bom começo."
A Santa Sé, por sua vez, tratou de conter a euforia gerada pelas declarações do pontífice. Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, descartou que as opiniões possam ser interpretadas como uma "mudança revolucionária". "O papa considerou uma situação excepcional na qual o exercício da sexualidade é um perigo real para a vida do outro", afirmou em nota.
———
Voltar